Mais de 70% dos consumidores não sabem do que trata a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), revela uma pesquisa da Boa Vista, empresa de informações de crédito, realizada entre os meses de agosto e setembro de 2020 com mais de 500 ent...
Após renegociarem quase R$ 1 trilhão em contratos de empréstimos em 2020, suspendendo mais de R$ 146 bilhões em parcelas, os maiores bancos do País já começam a identificar novas dificuldades dos clientes na segunda onda da pandemia.
A Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, anunciou recentemente novas medidas de apoio aos varejistas, durante este período mais crítico da pandemia. Para começar, a empresa pretende suspender, até o dia 31 de maio deste ano, o fat...
A ampla maioria (94%) dos consumidores brasileiros que mudaram seus comportamentos de compras durante a pandemia pretendem continuar usando sites de e-commerce, plataformas online ou market places daqui para frente.
Pesquisa do Banco de Dados da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa, apontou crescimento nominal de +6,07% no faturamento do setor, na comparação com fevereiro de 2020. Ainda em ...
Após quatro meses consecutivos em alta, a ruptura, índice que mede a falta dos produtos nas prateleiras dos supermercados, fechou fevereiro com queda de 11,45% no setor de bebidas. Conforme aponta o estudo da Neogrid, empresa especializada na sincr...
O ano de 2020 foi de recordes para a produção de vinho nacional. Impulsionadas pelo salto de 30% no consumo per capita da bebida, que atingiu a máxima histórica, as vinícolas nacionais viram uma oportunidade para apresentar seu produto a um púb...
O varejo que quer atrair o consumidor nos anos que estão por vir deve estar atento a tendências como venda de produtos por encomenda, a gamificação de experiências e a promoção de bem-estar. As marcas devem se adaptar a clientes que ocupam doi...
O setor supermercadista voltou a apresentar deflação nos preços após um ano de altas. A queda apontada pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, foi de 0,5% em fevereiro. Segundo a Associação Paulista de Superme...
Um levantamento da consultoria Bain & Company, feito com dois mil brasileiros em julho, mostrou que 25% deles estavam migrando para produtos mais baratos e aproximadamente 18% afirmaram ter comprado tamanhos mais econômicos. “Esse movimento não ...
O consumidor brasileiro está com medo de perder o emprego, pouco propenso a consumir e preocupado com o futuro da economia. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC) de fevereiro realizado para a Associação Comercial de São Paulo (AC...
A mediana da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses subiu a 5,5% em março, ante uma taxa de 5,3% obtida em fevereiro, segundo o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, divulgado pela Fundação Getúlio Va...
O avanço da pandemia de covid-19 no Brasil tem feito diversos estados e municípios adotarem medidas mais restritivas à circulação de pessoas, entre elas a proibição do funcionamento de certos estabelecimentos e a determinação de que algumas ...
O setor supermercadista registrou em janeiro crescimento real (deflacionado pelo IPCA/IBGE) de 12% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros Abras, apurado pelo Departam...
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA - a inflação oficial do país) deste ano subiu de 3,98% para 4,60%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (15), pesquisa divulgada semanalmente pel...
Nesta Semana do Consumidor, que começa nesta segunda-feira (15), as lojas virtuais estão com promoções de até 80% e parcelamentos em 12 vezes.
O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu de 24,8% em janeiro para 24,5% em fevereiro, e chegou ao menor patamar desde o início da pandemia. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic...
Muito tempo antes de se falar em consumo consciente, desenvolvimento sustentável e – acredite ou não – cashback, as cooperativas de consumo já colocavam esses conceitos em prática. Não é à toa que, segundo o superintendente do Sistema OCB ...
Em 2020, a pandemia iniciou quando os pontos de venda já estavam abastecidos com os produtos de Páscoa, o que impactou a data fortemente. No entanto, para este ano a indústria de chocolates está otimista quanto ao seu desempenho, dado a perspecti...
O setor varejista deve sentir um retorno nas vendas entre fevereiro, março e abril, de acordo com uma projeção elaborada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar). Se considerar os mesmos períodos do ano passado, o varejo ampliad...
A partir das 8h de hoje (1º), o contribuinte pode começar a prestar contas com o Leão. Nesta segunda-feira começa o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador está dispon...
A Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D, feita pela Superdigital, fintech do Grupo Santander, aponta que os brasileiros gastaram 9% a mais no 4º trimestre de 2020 sobre o trimestre anterior. O levantamento foi feito com os clientes da Su...
O mercado voltou a elevar o cenário de inflação e taxa básica de juros no Brasil neste ano, passando a ver a alta dos preços acima do centro da meta oficial, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central na ultima segunda-feira.
Bancos que já nasceram digitais são aqueles que oferecem as melhores jornadas de consumo, de acordo com pesquisa realizada pela startup SoluCX. O destaque do estudo é o Nubank, que recebeu uma nota média de 66,6, seguido do Magalu Pay (56,5) e Ba...
Lançado em 2020 e com acesso restrito por meio de convites, o aplicativo Clubhouse está no centro dos debates no Brasil. Após a entrada de nomes como Oprah Winfrey e Elon Musk, a nova rede social, baseada em conteúdo de áudio, tem atraído CEOs ...
Como já era de se prever, o setor supermercadista fechou o ano de 2020 com um crescimento de 9,36% (deflacionada pelo IPCA/IBGE). E para o ano de 2021, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) projeta um crescimento de 4,5%.
A Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado de Varejo e E-Commerce (FREVEC) acaba de ser instalada para tratar dos impactos da pandemia de Covid-19 no setor, em especial nos pequenos negócios. O grupo é presidido pelo deputado federal Christino ...
O Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC), após perceber o crescimento das reclamações relacionadas à violação às normas de proteção aos dados pessoais de consumidores, anunciou a recente criação de um núcleo especializado no tem...
Todos os anos, a NRF, o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, serve como um excelente parâmetro para entendermos novas tecnologias ou os novos rumos do futuro do varejo. Em um ano marcado por uma pandemia e pela aceleração digital, t...
Ter um imóvel implica em arcar com despesas que vão além das contas básicas, como as de luz, água, internet e, em alguns casos, o condomínio. No Brasil, todos os anos, os proprietários de residências, prédios comerciais e industriais localiz...
O compartilhamento de dados bancários para melhorar a oferta de serviços financeiros começa a ser implementado nesta segunda-feira (1º). O Banco Central (BC) lança hoje a primeira fase do open banking.
O Rappi anunciou um crescimento de 100% no número de pedidos de supermercados, farmácias e bebidas feitos pelos consumidores da Grande São Paulo, no ano passado. Além disso, o superapp registrou também um aumento de 121% nas demandas no e-commer...
A indústria de transformação, aquela que produz os bens de consumo mais comuns, não conseguiu fechar o ano com desempenho positivo no lançamento de produtos. O Índice de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela Associação Brasileira d...
O setor alimentício está lidando com consumidores mais engajados na hora de preparar suas próprias refeições. Além disso, há uma nova realidade nos padrões de consumo e o setor alimentício tem algumas possibilidades para fomentar os negócio...
As marcas brasileiras precisam se preparar para a implantação da nova norma de rotulagem nutricional de alimentos e bebidas embalados, que foi aprovada em outubro passado pela Anvisa e deve entrar em vigor em 24 meses. Estudo realizado pela Kantar,...
O número de pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil chegou neste domingo, 24, a 580.806, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde. Sete Estados informaram dados atualizados...
O Brasil se tornou o maior mercado consumidor de vinho chileno no mundo com um total de US$ 148 milhões de vinhos importados entre janeiro e outubro de 2020. Os dados são da ProChile Brasil, órgão responsável por promover produtos chilenos.
De acordo com a pesquisa realizada pela NZN Intelligence - player para soluções de publicidade e comunicação online, com 23 milhões de usuários -, mesmo com os shoppings e lojas fechadas durante alguns períodos de 2020, 66% dos entrevistados a...
Entre janeiro e setembro de 2020, a taxa de penetração da categoria de chocolates nos lares brasileiros foi de 90,1%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Kantar encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e ...
A inadimplência caiu em dezembro, apesar de os consumidores estarem mais endividados, revelou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dez...
O consumidor tem o mês de janeiro como um período aguardado para comprar bens de maior valor agregado. A ocasião – marcada pelos tradicionais saldões do varejo, com liquidações e queimas de estoque que estimulam a venda de itens não comercia...
DPVAT é um seguro obrigatório usado para indenização de vítimas de acidente de trânsito. Susep diz que não haverá cobrança em 2021 porque o DPVAT tem recursos em caixa suficientes para a operação no próximo ano.
Estudo anual mostra como 2020 forçou o mundo a repensar a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. O ano de 2021 será marcado por sete tendências, indicando novos caminhos para negócios, consumidores e sociedade.
Pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 63% dos donos de micro e pequenas empresas pretendem investir no próprio negócio em 2021. As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro, ...
A Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020, do Ministério da Economia, define os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021.
O Banco Central (BC) baixou de 4,39% para 4,38% a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2020, segundo informações do boletim Focus divulgado no última segunda (4). Com periodicidade semanal, o documento reúne a...
De acordo com pesquisa realizada pela empresa global de tecnologia Criteo, 56% dos consumidores brasileiros pesquisados afirmaram que compraram em canais de e-commerce pela primeira vez durante o pico do Covid-19; além disso, 94% pretendem continuar...
O chamado Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que entrou em vigor em abril, termina nesta quinta-feira (31/12). Assim, as empresas devem encerrar os acordos feitos com os funcionários, seja de redução de jornada e ...
A empresa de mídia digital Adaction e a startup especializada em ações com influenciadores digitais Inflr acabam de lançar a pesquisa “Estratégias de Marketing Digital para 2021”, que mostra uma expectativa de aumento na verba de marketing d...
Em quase um mês de funcionamento pleno, o Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC), atingiu a marca de 106 milhões de chaves cadastradas. A informação é do presidente do BC, Roberto Campos Neto, que participou no último dia 11 de u...
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok