Segundo o Índice de Desperdício de Alimentos de 2021, o Brasil é o 10º país com maior desperdício
Visando ajudar restaurantes, padarias e lanchonetes a reduzir o desperdício de alimentos, a Unilever Food Solutions (UFS) lançou a campanha “Menus de Baixo Desperdício“, uma iniciativa alinhada às tendências atuais do mercado e aos princípios de sustentabilidade, oferecendo soluções práticas e criativas para a gastronomia brasileira.
O Índice de Desperdício de Alimentos de 2021 do World Resources Institute aponta que um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada, com o Brasil ocupando a 10ª posição global em desperdício. Esse desperdício gera cerca de 41 mil toneladas por ano e, no setor de foodservice, estima-se que 15% ocorra antes que os alimentos cheguem aos pratos dos clientes.
“Tudo que não vai para o lixo se transforma em lucro nos seus pratos. […] Utilizar o que seria desperdiçado exercita a criatividade dos chefs, trazendo resultados criativos e excitantes para os consumidores. […] Uma das primeiras experiências que eu tive com o uso do que seria descartado foi pensando sobre coisas que eu sabia que eram comestívei”, explica o Chef Executivo da UFS América do Norte, Brandon Collins.
Em estudos recentes, a UFS mostra que 74% dos operadores de restaurantes no Brasil consideram a tendência de Menus de Baixo Desperdício muito relevante, enquanto 79% já oferecem pelo menos um prato que adota práticas sustentáveis, prática que demonstra o crescente interesse por soluções que minimizam o desperdício e melhoram a eficiência operacional.
Entre as colaborações, a campanha inclui uma parceria com a Gastronomia Periférica, uma organização que promove a valorização da culinária e dos ingredientes locais, além de práticas de redução de desperdício em comunidades. Essa colaboração busca fortalecer a abordagem comunitária da campanha, trazendo insights valiosos sobre como pequenas mudanças podem gerar impacto no combate ao desperdício de alimentos.
Aumento da eficiência
“O desperdício de alimentos em cozinhas profissionais pode chegar a 30-40% do total comprado, sendo uma das principais causas as compras excessivas, além de erros na preparação e porcionamento inadequado. No Brasil, um estudo do Sebrae revela que entre 15% e 20% dos alimentos adquiridos acabam sendo desperdiçados.
Com a implementação dos Menus de Baixo Desperdício, os estabelecimentos podem não apenas contribuir para um ambiente mais sustentável, mas também aumentar sua eficiência e lucratividade. Restaurantes que gerenciam melhor seus resíduos podem reduzir custos em até 15%.
FONTE: 13/11/2024 – MERCADOECONSUMO
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok