O varejo moderno e a tecnologia estão intrinsecamente ligados, formando uma aliança poderosa que redefine a maneira como compramos, vendemos e interagimos com marcas e produtos. A importância do varejo moderno vai muito além de simples transações comerciais; ele se transformou em um ecossistema dinâmico e interativo, onde a tecnologia desempenha um papel central.
Quando marcas, empresas e negócios entendem a importância dessas ferramentas, a experiência do cliente é aprimorada. O varejo moderno utiliza tecnologias como realidade aumentada, inteligência artificial e análise de dados para criar uma experimentação de compra altamente personalizada e envolvente. Desde a navegação simplificada em sites e aplicativos até o uso de espelhos inteligentes em lojas físicas para provar, virtualmente, roupas e acessórios, a tecnologia transformou a maneira como os consumidores interagem com as marcas.
A partir do momento que a eficiência operacional se atualiza, a automação e a digitalização de processos no varejo moderno permitem uma gestão mais eficiente de estoques, cadeia de suprimentos e operações de loja. Sistemas de gestão de estoque baseados em nuvem, RFID (identificação por radiofrequência) e robótica estão sendo amplamente adotados para otimizar processos e reduzir custos operacionais.
Ao longo da edição 2024 da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, abriremos espaço para debates sobre a modernização do varejo e como as novas tecnologias vão auxiliar ainda mais o mercado varejista de alimentos, setor que tem se apresentado cada vez mais estratégico para o Brasil e para o mundo.
Entre os dias 19 e 21 desse mês, grandes nomes do setor vão compartilhar suas vivências, aprendizados e lições, além de sinalizar o futuro do mercado varejista. Será uma oportunidade ímpar para ver de perto nomes expoentes como João Branco, especialista em marketing com mais de 20 anos de experiência na área e responsável pelo reposicionamento da marca McDonald’s para “Méqui”; Leandro Balbinot, atual CTO/CIO da rede de supermercados multinacional dos Estado Unidos, Whole Foods Market e vice-presidente de Tecnologia da Amazon; Walter Longo, especialista em Inovação e Transformação Digital, além de empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação; entre outros.
Uma das “parcerias” mais importantes que a tecnologia possibilitou, foi a integração perfeita entre os canais de vendas online e offline, permitindo que os consumidores alternem entre diferentes plataformas de compra de forma fluida. Os varejistas modernos oferecem uma experiência omnichannel consistente, onde os clientes podem pesquisar produtos online, fazer compras em dispositivos móveis e retirar ou devolver itens em lojas físicas.
Outro ponto fundamental, é a análise do perfil dos clientes. A coleta e análise de dados são fundamentais para o varejo moderno, permitindo que as empresas compreendam melhor o comportamento do cliente e ofereçam recomendações e ofertas personalizadas. Ferramentas de análise preditiva e machine learning são usadas para segmentar os clientes com maior precisão e prever tendências de consumo. Isso é fantástico!
Com empresas constantemente buscando novas maneiras de se destacar em um mercado altamente competitivo, o varejo moderno é um campo fértil para a inovação. Tecnologias emergentes, como pagamentos sem contato, assistentes de voz e realidade virtual, estão sendo exploradas para criar momentos únicos e cativar os consumidores.
O varejo moderno desempenha um papel fundamental na economia global, impulsionando o crescimento, promovendo a inovação e proporcionando experiências excepcionais aos clientes. Sua capacidade de se adaptar às mudanças nas preferências do consumidor e abraçar novas tecnologias garantirá sua relevância contínua no futuro.
Fábio Queiróz é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e 1º vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (Alas).
FONTE: 15/03/2024 – MONITORMERCANTIL
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