Baixe o AplicativoBaixe o App

(43) 3274-8000Tel.

Catálogos

Compra Food ServiceCompras

HOME
INSTITUCIONAL
DISTRIBUIÇÃO
FOOD SERVICE
INDÚSTRIA
AGRO
BLOG
CONTATO

BUSCAS E COMPRAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O COMÉRCIO INTELIGENTE VEM AÍ

Blog


Agentes de IA vão navegar em sites, tomar decisões, fazer pagamentos e gerenciar tarefas diversas do dia a dia
Na hora de sair de casa, você percebe que usou sua última cápsula de café. Mas não será necessário se preocupar com isso. Seu assistente, que conhece sua marca preferida e lembra do seu histórico de refluxo gastroesofágico, vai comprar o produto no supermercado de costume usando aquele cartão de crédito que lhe permite acumular bons pontos no programa de fidelidade. Quando chegar do trabalho, à noite, um novo pacote já estará na portaria. Seu assistente pessoal, nesse caso, será uma Inteligência Artificial (IA). Todas as decisões tomadas para reabastecer a despensa com seu café preferido e garantir que nada saia da rotina na manhã seguinte serão tomadas por agentes de IA – seu, do estabelecimento comercial e do banco, que conversarão entre si.
Os chamados “agentes de IA” são sistemas de software que usam a Inteligência Artificial para executar tarefas e alcançar objetivos específicos, tomando decisões e agindo de forma independente. Muito em breve, esses agentes vão navegar em sites, tomar decisões, fazer pagamentos e gerenciar tarefas diversas do nosso dia a dia. Milhões de pessoas vão usar as IAs para encontrar a roupa perfeita e pesquisar um novo lugar para passar as férias.
Uma solução desse tipo foi lançada recentemente pela Visa. É o Intelligent Commerce. “O agente facilita muito a nossa vida na hora de comprar e pagar. Ele está acoplado em estabelecimentos, como comércios, marketplaces e agências de viagem, e conhece muito bem os seus gostos, hábitos e maneiras de ser, além de ter as nossas credenciais de pagamento armazenadas”, explica Rodrigo Cury, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa.
A Inteligência Artificial não é exatamente novidade. Na própria Visa, é usada há mais de três décadas. Mas, nos últimos anos, tem evoluído em uma velocidade jamais vista. “O comércio vai ter um agente que é especializado em venda; o comprador, um que é especializado em compra. E eles vão negociar, vão se falar”, complementa Cury.
Bancos e marketplaces
O Intelligent Commerce da Visa já é usado por grandes bancos, principalmente. Eles podem resolver problemas das contas, fazer investimentos, encaminhar o financiamento de um imóvel. Marketplaces também são outro foco da solução baseada em agentes de Inteligência Artificial.
“Existe uma possibilidade muito grande de a lógica de como os marketplaces funcionam mudar completamente. Hoje o consumidor entra no marketplace, vai na busca, procura o que quer e o site traz sugestões. Imagine se existir um agente que entende o que o cliente quer e do que precisa? O consumidor vai entrar no site e ele já vai trazer sugestões. Em vez de falar o que você está procurando, o cliente vai falar o problema que quer solucionar”, diz o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa.
O agente de Inteligência Artificial do consumidor final ficará instalado no celular ou no computador, por exemplo. Caberá ao usuário determinar com que informações e em que momentos ele vai atuar. Se ele quiser, informações básicas sobre gastos e compras pagas com cartões da Visa são compartilhadas com o agente para que ele personalize recomendações de compra. Cada consumidor vai definir limites e condições para os gastos. Segundo a Visa, tecnologias de pagamento como tokenização e APIs de autenticação garantem segurança e fluidez às transações.

FONTE: 16/06/2025 – MERCADOECONSUMO

Tag(s):

 

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok