Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros possuem perfis nas redes sociais, sendo o Instagram (64%) a plataforma favorita entre os empreendedores, de acordo com dados do levantamento “Transformação Digital nos Pequenos Negócios“, realizado pelo Sebrae. O estudo também destaca o Facebook como a segunda rede mais popular (41%), seguido pelo LinkedIn (6%), TikTok (3%), Youtube e X (antigo Twitter), ambos com 2%, e Kwai (1%).
A pesquisa aponta que o catálogo de produtos e o canal para contato com a empresa “Fale Conosco” são os serviços com maior disponibilidade nas páginas dos pequenos negócios. Em grande parte desses perfis, também é possível fazer reclamações (40%), verificar preços (36%), solicitar reservas (34%) ou personalizar os produtos (30%).
“O mundo hoje é digital. Esta percepção vem acompanhada da mudança em curso no Capitalismo, que abandona a Revolução Industrial, o modelo fordista, onde poucos enriquecem à custa de muitos, e pulveriza os meios de produção. Por isso, a presença digital se tornou essencial para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Dentre os segmentos, o mercado de beleza se destaca, representando 83% dos perfis nas redes sociais, seguido pela indústria alimentícia (82%). Os negócios ligados à economia criativa (79%), pet shops (75%) e artesanato, educação e moda (72%) são os que têm maior presença nas plataformas.
“Nosso esforço tem sido de contribuir para que os donos de micro e pequenas empresas consigam digitalizar seu negócio, ampliando as possibilidades de mercado”, acrescenta Lima.
FONTE: 05/01/2024 – MERCADOECONSUMO
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok