Baixe o AplicativoBaixe o App

(43) 3274-8000Tel.

Catálogos

Compra Food ServiceCompras

HOME
INSTITUCIONAL
DISTRIBUIÇÃO
FOOD SERVICE
INDÚSTRIA
AGRO
BLOG
CONTATO

BLACK FRIDAY: 4 A CADA 10 EMPRESÁRIOS ESPERAM FATURAR MAIS DO QUE EM 2021

Blog


Cerca de 44% dos empresários, ou quatro em cada dez, esperam registrar nesta Black Friday um faturamento superior ao ano de 2021. Além disso, 50% acreditam que a quantidade de vendas será superior se comparada à registrada na mesma data do ano passado. Os dados são da Boa Vista e constam do relatório “Perspectivas Empresariais – Black Friday 2022”.
As perspectivas de vendas e faturamento estão cautelosas para este ano. Em 2021, eles mostravam que 55% dos empresários esperavam faturamento superior ao de 2020; no caso das vendas, 54% tinham expectativa de alta.
A pesquisa apresentou ainda resultados em relação às estratégias adotadas pelas empresas para a Black Friday deste ano: 54% dos empresários apostarão em promoções e estratégias de vendas em redes sociais para alavancar o desempenho na data. O levantamento revelou também um aumento expressivo na intenção de conceder descontos na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2021, o índice era de 22%; neste ano, chegou a 33%.
Cautela nas contratações
O cenário para contratação de mão de obra e estoque extra para a Black Friday também é cauteloso. A pesquisa mostrou que 77% dos empresários não pretendem contratar mais mão de obra (incluindo o varejo). Para 76% dos que não vão contratar, o motivo é que o quadro atual de colaboradores já é suficiente.
Além disso, 71% dos empresários também não pretendem fazer estoque extra para a Black Friday – no varejo, o índice é de 58%. Os motivos de não reforçar o estoque são: falta de capital de giro (53% das respostas), estoque suficiente (20%) e queda das vendas no pós-pandemia (27%).
“Os setores precisam ser criativos para tentar alavancar as vendas. O varejo, por exemplo, vai apostar, ao mesmo tempo, nos descontos (64%), em campanhas nas redes sociais (47%), além de criar promoções para a data (43%). Já os setores da indústria e serviços, além destas estratégias, investirão mais em novas formas de pagamento e no aumento do prazo de pagamento”, afirma Flávio Calife, economista responsável pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista.
Otimismo dos varejistas
A pesquisa de perspectiva empresarial para Black Friday realizada pela Boa Vista traz um recorte sobre a expectativa dos diferentes setores da economia (varejo, indústria e serviços) para a data. O índice de otimismo dos varejistas sofreu uma queda de 9 pontos percentuais entre 2021 e 2022.
Para 53% dos empresários do varejo, haverá aumento no volume de vendas deste ano (no ano passado eram 62%). Outros 29% creem que as vendas ficarão no mesmo patamar de 2021 e 18% acreditam que haverá diminuição em relação ao ano anterior.
Quanto ao faturamento por setor, os mais otimistas são os varejistas: 50% deles esperam faturar mais neste ano de 2022. Mesmo assim, o otimismo no varejo era maior em 2021, quando a expectativa de aumentar as receitas na Black Friday em relação ao ano anterior atingia 62%.

FONTE: 12/11/2022 – MERCADOECONSUMO

Tag(s):

 

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok