Um estudo realizado pela área de CMI (Consumer & Market Insights) da Nestlé traz uma série de insights que ajudam a entender como os brasileiros adaptam suas rotinas durante a estação mais fria do ano. A maioria dos entrevistados diz que aumenta a frequência de atividades que possam ser realizadas no conforto do lar, como assistir a mais streaming (36%), acompanhar mais as programações da televisão aberta (23%) e prolongar as horas de sono, buscando o aconchego das cobertas (32%).
O estudo também apontou que, à medida que as temperaturas caem e o inverno se instala no Brasil, 32% dos entrevistados afirmam que saem menos para bares ou restaurantes, e 26% deles diminuem a visita a cinemas, teatros e shows. Uma maior procura por eventos sazonais passa a ser observada, com 24% dos participantes preferindo viajar mais para cidades com festivais de inverno e festas juninas, optando por ambientes aconchegantes e acolhedores.
Além disso, segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados admitem que seus hábitos alimentares sofrem alterações durante o inverno. Dentre os principais motivos citados para tais mudanças, 71% destacam a preferência por alimentos que esquentam, como os produtos típicos da temporada, incluindo fondue, chás, sopas e pinhão. Outros motivos destacados reforçam uma maior fome e vontade de comer em diferentes horários, listado por 44% dos entrevistados, e a vontade de comer alimentos que proporcionem o sentimento de conforto, relatado por 41% das pessoas.
“O tempo esfria e o nosso corpo já pede uma comida boa e reconfortante, mas além disso, é preciso ficar ainda mais atento ao consumo de nutrientes e à nossa saúde. Ao optar por refeições saudáveis no inverno, você fornecerá ao seu corpo os nutrientes necessários para se manter forte e resistente às mudanças de temperatura, marcantes na estação. Além disso, a alimentação adequada pode ajudar a prevenir resfriados, gripes e outros problemas típicos dessa época do ano”, reforça a nutricionista Gisele Pavin, gerente sênior de Saúde, Nutrição e Bem-estar da Nestlé Brasil.
A importância de cuidar do sistema imunológico na estação também é levada em consideração: 28% dos entrevistados asseguram que consomem mais suplementos multivitamínicos para evitar doenças mais comuns durante o período e 14% afirmam que aumentam o consumo de alimentos saudáveis. Por outro lado, a prática de exercícios físicos diminui 21%. O dado é compreendido uma vez que metade dos convidados que participaram da pesquisa apontam ter menos disposição por conta das baixas temperaturas.
Participaram do levantamento o total de 200 pessoas, residentes nas cinco regiões do país, sendo 52% do sexo feminino e 48% do sexo masculino. A pesquisa de campo foi realizada de 28 de junho a 04 de julho de 2023.
FONTE: 07/09/2023 – SUPERVAREJO
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok