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BARES E RESTAURANTES TÊM AUMENTO DE 3,4% NO VOLUME DE VENDAS EM MAIO

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O setor de bares e restaurantes registrou em maio deste ano um aumento de 3,4% no volume de vendas em comparação a abril, segundo dados divulgados pelo Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. O levantamento aponta que a variação positiva é atribuída principalmente ao Dia das Mães, que impulsionou as vendas em muitos estabelecimentos.
Na comparação com 2023, o mês de maio foi o primeiro a apresentar alta no volume de vendas, de 0,2%, indicando uma leve recuperação dos negócios em 2024.
“Os resultados positivos de maio são um alívio bem-vindo para o setor, que ainda opera com 64% dos negócios em prejuízo ou equilíbrio, e apenas 36% em lucro. Apesar das notícias serem boas para a maioria dos estados, não podemos deixar de destacar a situação alarmante do Rio Grande do Sul, onde as enchentes têm prejudicado gravemente os estabelecimentos. Os resultados do Índice reforçam a necessidade urgente de medidas de apoio e recuperação”, afirma presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.
Os dados ainda mostram que na comparação entre abril e maio, os estados que mais se destacaram foram Maranhão (6,7%), Roraima (5,3%) e Ceará (4,7%), refletindo um cenário de recuperação econômica. O Rio de Janeiro registrou um aumento de 2,9% em relação ao mês anterior e, pela primeira vez no ano, conseguiu igualar os resultados de 2023. Já São Paulo registrou um aumento de 3% em maio.
Entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas a Bahia e o Rio Grande do Sul tiveram quedas de -0,2% e -5,4%, respectivamente. O resultado do RS se deve principalmente à situação crítica decorrente das enchentes que atingiram a região. Após um declínio significativo de 6,9% em abril, os resultados de maio mostraram que os estabelecimentos gaúchos já sofrem impactos comparáveis aos observados durante a pandemia da covid-19.
“Na comparação com o ano passado, este foi o primeiro mês de 2024 a apresentar variação positiva segundo o Índice Abrasel-Stone, o que pode ser um início de uma trajetória mais promissora para o setor no ano, que mais recentemente tem contado com o apoio de números mais positivos do consumo das famílias no País”, comenta Guilherme Freitas, pesquisador econômico da Stone.

FONTE: 22/06/2024 – MERCADOECONSUMO

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