A tecnologia está moldando uma experiência de compra de uma forma que transcende os limites tradicionais. Como um observador atento do mercado de shoppings brasileiros, percebo que a Inteligência Artificial (IA) é, sim, uma potência que está redefinindo a forma como nos envolvemos com os espaços comerciais.
Imagine entrar em um shopping e ser recebido por uma experiência que parece ter sido meticulosamente criada apenas para você. Ao rastrear suas escolhas de compras e visitas anteriores, preferências e histórico de navegação (com a sua autorização, é preciso lembrar), a IA mostra aos lojistas e shoppings o caminho para que eles ofereçam produtos que são um reflexo direto dos seus gostos. Em um mundo onde somos constantemente bombardeados por opções, essa personalização é um farol que nos poupa tempo ao nos guiar por um mar de escolhas.
Enquanto nos aventuramos por corredores e lojas, a IA está ao nosso lado na forma de assistentes virtuais. Esses chatbots habilmente programados residem nos sites e aplicativos dos shoppings, respondendo instantaneamente às nossas perguntas e demandas. A busca por uma loja específica, informações sobre promoções ou orientações sobre os espaços do shopping se tornaram tarefas simples graças a esses assistentes virtuais que nos atendem prontamente.
As filas nos caixas sempre foram um ponto delicado de fricção na experiência de compra. Eu, particularmente, atuei como gerente de uma grande loja de departamentos no Brasil por dez anos e posso afirmar que sonhava em como ter um processo mais fluido. A IA está pavimentando o caminho para uma abordagem mais ágil e livre de estresse. A chegada dos check-outs automatizados é um exemplo disso. Com um simples escaneamento de produtos ou até mesmo colocá-los em uma caixa para a contabilização e um toque na tela, a compra está completa. O que uma vez foi uma tarefa demorada agora é executado com eficiência, permitindo que saiamos das lojas e do shopping com nossos produtos escolhidos e nosso tempo valioso preservado.
Nos estabelecimentos administrados pela NIAD Shopping Centers, essa tecnologia está send testada em várias frentes, com muita responsabilidade e transparência, desde o planejamento estratégico até o contato com o consumidor final. E os resultados estão aparecendo com entregas mais rápidas e personalizadas em todas as áreas.
Em uma época onde a mudança é a única constante, os shoppings brasileiros estão abraçando a inovação de braços abertos. É evidente que estamos apenas arranhando a superfície das capacidades da IA. Nos próximos anos, veremos essa tecnologia evoluir ainda mais nas nossas experiências de compra.
FONTE: 09/09/2023 – MONITORMERCANTIL
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok