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CARREFOUR CRESCE DOIS DÍGITOS NO 2º TRIMESTRE DESTE ANO

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O Grupo Carrefour Brasil acaba de apresentar forte crescimento em mais um trimestre. As vendas consolidadas do Grupo alcançaram um total de R$ 19,5 bilhões no 2T21, crescimento de 10,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado (9,4%, ex-gasolina). Com este resultado, o Grupo atingiu um crescimento de 28% para o segundo trimestre acumulado de dois anos. Esse desempenho vem em meio a um ambiente volátil devido à pandemia de Covid-19, que impactou o período com restrições em lojas que variaram em cada região do país, inflação alta, mas em desaceleração, de 15,3% (últimos 12 meses), além de difícil base de comparação.
Um dos principais destaques do trimestre foi a finalização da conversão das 29 lojas Makro para a bandeira Atacadão (28 lojas e 1 atacado de entrega), adquiridas em 2020. Com previsão de serem finalizadas no período de 12 a 15 meses, após aprovação das autoridades, o cronograma foi adiantado e todo o processo levou 6 meses. Conforme já anunciado, as vendas nos primeiros meses de operação indicam que a meta de maturação inicial será atingida até o final de 2021, o que nos levou a revisar nossas estimativas iniciais para cima.
"O Grupo Carrefour Brasil apresentou um desempenho bastante sólido no segundo trimestre. Operando em uma base comparável muito desafiadora e em um ambiente de saúde difícil, registramos um crescimento de vendas de dois dígitos e uma lucratividade robusta, acima dos níveis pré-pandemia. Nosso crescimento foi impulsionado por outro desempenho notável do Atacadão, com a conversão mais rápida do que o esperado das lojas Makro, e o retorno ao forte crescimento do Banco Carrefour, enquanto os números do Varejo foram penalizados por uma base comparável muito difícil em não alimentos, mas que, mesmo assim, permanecem fortes no comparativo de dois anos. Meu sucessor, Stéphane Maquaire, que assumirá nos próximos meses, terá uma base sólida para continuar o crescimento do ecossistema do Grupo Carrefour Brasil, apoiado por equipes fantásticas", afirma Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
O lucro bruto consolidado do Varejo foi de R$ 1,2 bilhão ou 24,7% das vendas líquidas. Em comparação ao 2T19, a margem bruta permaneceu estável, beneficiada por um novo modelo comercial, com promoções mais diluídas ao longo da semana, clientes mais recorrentes, aumento do share of wallet. Já o EBITDA ajustado consolidado do Varejo atingiu R$ 316 milhões no 2T21, ou 6,5% das vendas líquidas. Em um período de dois anos, o EBITDA do Varejo cresceu 32,7% e a margem melhorou em 1,2 pontos percentuais.
As operações de varejo continuaram a mostrar resultados consistentes, que são ainda mais interessantes se comparados ao período pré-pandemia — as vendas totais cresceram em 13,2% no período de dois anos, impulsionado tanto por alimentos (+ 13,8%) quanto por não alimentos (+ 12,4%). Contudo, no 2T21, as vendas totalizaram R$ 5,4 bilhões, uma redução de 11,4% no LfL (ex-gasolina), afetada principalmente pelo desempenho das vendas do segmento não alimentar, que foram 24,5% menores em uma base LfL.
Ao comprar o multiformato ano a ano, o segmento alimentar teve um leve crescimento de 0,5% LfL (excluindo e-commerce). Já o não alimentar, registrou queda de 9,5% Lfl, impactada pelo desempenho do segmento de não alimentos, que diminuiu 24,1% Lfl devido à forte base comparável do 2T20, quando registrou um crescimento de 54,2% (80% em eletrodomésticos). Para esta queda, é considerado o fim do auxílio emergencial e a reabertura das lojas físicas específicas. Além disso, o desempenho do segundo trimestre do ano passado foi bastante impulsionado pela conveniência de que o setor foi o único, entre os varejistas, autorizado a continuar aberto em meio às restrições de circulação de pessoas. Além disso, a segurança do modelo one-stop-shopping e um bom mix de produtos com custo-benefício acessível atraiu mais clientes. Outro ponto que vale ser considerado é que, diferentemente do primeiro ano da pandemia, o consumidor deixou de equipar sua casa, focando no abastecimento de suas despensas.
O programa de fidelidade "Minhas Recompensas" continua alcançando marcos importantes, ajudando a aumentar o engajamento do cliente. Em junho, os clientes que participam do programa tiveram uma utilização 44% maior do ecossistema Carrefour quando comparados aos clientes que não participam do programa. No período, o aplicativo Meu Carrefour recebeu, também, a funcionalidade NutriEscolha para oferecer aos clientes avaliações nutricionais e verificadas dos itens que costumam comprar.
Já os produtos de marca própria, com aproximadamente 3.100 itens (aumento de 23%), continuam sendo um foco importante. Os volumes continuaram a crescer e atingiram + 3% no 2º trimestre de 2021, em cima de um crescimento de 18% no mesmo período de 2020. Corredores saudáveis agora estão disponíveis em 94 supermercados, oferecendo, aproximadamente, 3.450 itens de produtos saudáveis e orgânicos.
Além de tudo isso, no e-commerce, o GMV totalizou R$ 730 milhões (incluindo serviço de entrega rápida), com maior contribuição do segmento de alimentos, que representou 33,4% do total no 2T21 (comparado a 22,8% no 2T20 e 9,5% no 2º trimestre de 2019). Em dois anos, seu crescimento foi de 54,2%, impulsionado pelo e-commerce de alimentos, que cresceu 467%. Já o não alimentar, que é um negócio mais maduro visto que foi lançado em 2017, cresceu 5,1% e o marketplace cresceu 48,6%.
Também foram registradas altas em dois importantes aspectos: o Banco Carrefour, que cresceu 50,2% em faturamento se comparado ao 2T20, além de ter impulsionado o crescimento dos cartões de crédito Carrefour (42,8%) e Atacadão (61,1%); e o ESG da empresa, que teve mais uma edição do Relatório de Sustentabilidade do Grupo, o Projeto Juruena que viabilizou a venda de produtos de pecuária sustentável, a assinatura do Termo de Compromisso de Pecuária do Grupo e também no combate ao racismo.
FONTE: SUPERVAREJO

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