O consumo de lanches e bebidas não alcoólicas fora do lar está em ascensão ao redor do mundo. Na América Latina, por exemplo, apresentou alta de 25% em valor na comparação entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior. As informações do estudo da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apontam ainda aumento de 10% na China e de 9% na Europa.
Em relação aos meios preferidos, oito em cada dez pessoas comem em restaurantes do tipo Fast Food. Em média, os consumidores visitam esses estabelecimentos duas vezes ao mês, totalizando 24 refeições ao ano. Vale ainda destacar que, entre 2019 e 2023, a modalidade apresentou 30% de alta em valor e cresceu 5% em lealdade.
Outro dado a respeito do consumo fora do lar é que metade dos consumidores costuma comer no local – alta de 3% entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior. Mas 26% preferem retirar os pedidos e 24% usam o delivery.
Segundo o estudo, o hábito de pedir refeições se consolida após o impulso causado pela pandemia de covid-19. Todas as regiões estudadas pela Kantar crescem na frequência de consumo. Tailândia e Coreia do Sul, por exemplo, realizam um pedido por semana em 2023. Brasil, China e Indonésia fazem uma vez a cada 15 dias.
Os consumidores justificavam os pedidos de delivery com diferentes motivos. Os principais deles são: não se dar ao trabalho de cozinhar (24%), usar a refeição como mimo ou recompensa (14%) e preferir ficar em casa a visitar um restaurante (13%).
De acordo com a pesquisa, 40% das ocasiões de consumo de delivery são realizadas no jantar, aos fins de semana. As preferências, no entanto, mudam conforme a região.
Pizza é a favorita de Brasil, Espanha, França e México.
Já o hambúrguer é o queridinho do Reino Unido. Índia e Indonésia preferem a cozinha regional, a China, os noodles, e a Coreia do Sul, o frango frito.
A Kantar explica que os dados levam em consideração o consumo de lanches e bebidas não alcoólicas fora de casa em 11 países (Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, França, Índia, Indonésia, México, Portugal, Reino Unido e Tailândia). As pesquisas foram conduzidas em junho de 2023 com mais de 15 mil pessoas, que representam 40% da população global.
FONTE: 24/11/2023 – MONITORMERCANTIL
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok