Especialistas revelam como essa tecnologia já é uma aliada indispensável para otimizar processos, personalizar a experiência de compra e garantir a competitividade no setor
A tecnologia está transformando todos os aspectos do varejo e no setor de supermercados a Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais central. Muito além de automações, ela está redefinindo o modo como as redes gerenciam seus colaboradores, otimizam a logística e melhoram a experiência dos consumidores. Segundo um estudo da McKinsey, empresas que adotam IA em suas operações têm potencial para reduzir em até 20% seus custos operacionais, mostrando a importância crescente dessa tecnologia.
Para Fabricio Tonegutti, diretor da Mix Fiscal, empresa de soluções fiscais inteligentes e eficientes focadas no varejo, a IA tem revolucionado o dia a dia das lojas e uma das principais inovações é o uso de chatbots e sistemas inteligentes que recomendam produtos de acordo com as preferências do cliente, melhorando a experiência de compra. “Para os colaboradores, a tecnologia ajuda a prever o fluxo de clientes e ajustar automaticamente as escalas de trabalho. Isso garante que a equipe esteja no número certo, na hora certa, sem sobrecarga e sem faltar ninguém", afirma Tonegutti.
O executivo destaca que a IA também tem impacto significativo no setor fiscal dos supermercados com soluções de automação tributária. “Desta forma, os colaboradores da área podem se concentrar em pontos estratégicos, sabendo que estão em conformidade fiscal. A inteligência artificial corrige diariamente os tributos de cada item, o que garante segurança na operação e reduz erros humanos”, explica o diretor da Mix Fiscal.
Logística, controle de estoque
Outro grande avanço trazido pela IA para a operação varejista está na logística e controle de estoque, onde os supermercados conseguem reduzir significativamente o desperdício, especialmente com produtos perecíveis. “A tecnologia analisa dados históricos e informações em tempo real para prever a demanda e ajustar automaticamente os níveis de estoque. Isso minimiza o risco de ruptura e de prateleiras vazias”, destaca Eduardo Freire, CEO da FWK Innovation Design.
Segundo Freire, a cadeia logística se torna mais eficiente quando a IA é usada para prever movimentações fora do padrão e ajustar o volume de estoque conforme a demanda. "Evitar estoques inchados e reduzir avarias são alguns dos maiores benefícios observados pelas redes que adotam a IA. Isso não só otimiza a operação, mas também impacta positivamente o caixa da empresa", afirma o CEO.
Aplicativos estreitam relacionamento
Os aplicativos de supermercados também estão passando por uma revolução impulsionada pela IA e, segundo Tonegutti, hoje, os consumidores buscam conveniência e personalização e os apps estão atendendo essas expectativas. “Algoritmos de recomendação sugerem produtos com base no histórico de compras e nas preferências individuais dos clientes, tornando a experiência mais personalizada. A IA identifica o momento ideal para lançar promoções específicas para cada cliente, o que otimiza as campanhas e melhora a retenção”, diz o diretor da Mix Fiscal.
De acordo com o CEO da FWK Innovation Design, os aplicativos também utilizam IA para antecipar as necessidades dos consumidores em sua próxima compra. “O app pode enviar um lembrete ou até mesmo uma oferta especial. A tecnologia já consegue reconhecer quando o cliente entra na loja e ao enviar uma mensagem personalizada com promoções exclusivas, cria uma sensação de exclusividade e fidelidade", explica Freire.
O impacto da IA no varejo em números
Dados recentes da Gartner indicam que o uso de IA em processos de gestão de estoque pode reduzir em até 30% o desperdício de produtos perecíveis e, além disso, o mesmo relatório aponta que redes que utilizam IA em suas operações de marketing têm observado um aumento de 15% na retenção de clientes. Já as empresas que aplicam a Inteligência Artificial em suas estratégias de escalonamento de funcionários também relatam uma melhora de 10% na eficiência operacional.
Com resultados tão expressivos, o futuro da IA no varejo alimentar parece promissor porque a tecnologia não só melhora a eficiência operacional, mas também cria uma experiência de compra mais personalizada e agradável para os consumidores. "Estamos apenas começando a explorar todo o potencial da IA. À medida que a tecnologia evolui, a expectativa é que seu uso se torne ainda mais difundido, transformando de vez o setor de supermercados", aponta Tonegutti.
Para Eduardo Freire, o impacto positivo que a IA está trazendo ao mercado varejista já é uma realidade, e as empresas do setor que adotarem essa tecnologia de forma estratégica, certamente terão uma vantagem competitiva. "A IA não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para quem quer se manter relevante no setor", conclui o CEO da FWK Innovation Design.
FONTE: 24/10/2024 –SUPERVAREJO
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