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CONHEÇA OS PRINCIPAIS ASPECTOS EM QUE A IA ESTÁ RECONFIGURANDO O VAREJO

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A inteligência artificial vem evoluindo e ganhando cada vez mais espaço, principalmente no setor supermercadista. Cada vez mais a IA apresenta soluções em diferentes aspectos dentro da cadeia do varejo e os gestores varejistas se sentem motivados a usar Inteligência Artificial para otimizar a operação das lojas, assim como auxiliar no atendimento e na gestão estratégica da empresa, segundo uma pesquisa feita pela Linx, empresa de tecnologia para o setor.
Para Tiago Mello, CMO da Linx, o estudo mostra um momento propício para que empresas que já utilizam IA possam se destacar dos concorrentes. De acordo com Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de varejo da ESPM, todos os processos de uma atividade varejista, desde a logística para o recebimento de produtos, a exposição, o atendimento e processos operacionais tendem a ser automatizados com IA. “É preciso levar em conta que o varejo oferece produtos de serviços ao cliente final, portanto a IA estará nos dois lados. Tanto do varejista quanto do consumidor. Partindo desse princípio, temos um universo de possibilidades”, afirma.
Personalização, cenários e prevenção de perdas
Pastore destaca aspectos como a personalização, onde a IA consegue analisar dados de compras anteriores e o comportamento do cliente de forma online ou na loja física. “Usando algoritmos de machine learning, os varejistas podem trabalhar tendências, comportamento de compra e analisar o mercado para tornar seu estoque mais dinâmico. Outro ponto é a revisão periódica na estratégia de preços com base nos concorrentes. A IA é capaz de segmentar por comportamento e sugerir preços para otimizar o resultado da loja”, diz o coordenador do núcleo de varejo da ESPM.
Para Roberto Kanter, professor de MBAs da FGV, um dos grandes impactos da IA no varejo acontece na operação, tornando a logística mais eficiente, assim como a gestão de estoque e, principalmente, a capacidade de criação de diferentes cenários. “O varejo é muito dependente dos cenários de vendas e a IA usa algoritmos que entregam ofertas específicas com base em um conhecimento profundo sobre o perfil de cada consumidor. Isso contribuiu com o marketing, com a comunicação da empresa e também com a apropriação da marca”, aponta.
O coordenador do núcleo de varejo da ESPM também mostra outros aspectos em que a Inteligência Artificial reconfigura o varejo tradicional. “Os chatbots e a assistência virtual são recursos que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana e podem facilitar muito o atendimento ao cliente. Na prevenção de perdas operacionais, todos os processos são apurados e catalogados e, no final do período, a IA analisa ocorrências e traça tendências para evitar que se repitam”, completa Ricardo Pastore.
FONTE: 01/01/2024 –SUPERVAREJO

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