As vendas no varejo em março de 2023 cresceram 7,3%, em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista. É o que aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Segundo o estudo, os macrossetores de serviços e bens não duráveis sustentaram o crescimento com altas de 9,8% e 9,4%, respectivamente. Bens duráveis e semiduráveis cresceu 0,7%. Dentre os destaques em serviços está o segmento turismo e transportes. Já em bens não duráveis o segmento de drogarias e farmácias foi um dos que apresentaram maiores variações positivas; enquanto em bens duráveis e semiduráveis, o segmento de óticas e joalherias teve desempenho destacado.
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – os destaques foram as regiões Nordeste (8,8%), Sul (8,2%), Sudeste (7,1%), Norte (7,1%) e Centro-Oeste (5,3%).
Já pesquisa realizada pela fintech Trigg com mais de 4 mil brasileiros entre os dias 7 e 14 de fevereiro, mostrou que a próxima data em que mais se pretende consumir será o Dia das Mães, sendo escolhida por mais de 47% das pessoas. Após o Dia das Mães, a Páscoa será a de maior consumo para os brasileiros nestes primeiros meses do ano. Além disso, 75% dos brasileiros pretendem comprar mais em 2023.
FONTE: 06/10/2023 – MONITORMERCANTIL
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok