A Covid-19, o isolamento social e os fatores como desemprego, queda do poder de compra e o auxílio emergencial têm influenciado diretamente na dinâmica de consumo dos brasileiros, que estão recorrendo muito mais ao ambiente online para fazer suas compras. E dentro desse contexto, o WhatsApp teve um papel importante, durante o segundo trimestre de 2021, ao ajudar a democratizar o e-commerce no País, de acordo o Consumer Insights, estudo realizado pela Kantar.
A análise mostrou que 47% do volume comprado na plataforma de mensagens foram feitos por pessoas da classe C. Além disso, o aplicativo ganhou força entre os consumidores mais velhos, já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos.
A plataforma de mensagens também se destacou diante dos outros meios de comércio eletrônico em compras urgentes e não planejadas. E as categorias mais procuradas durante o seu manuseio foram a de água mineral, refrigerantes, sabonetes, biscoitos e massa tradicional.
O levantamento ressaltou inclusive outras tendências importantes relacionadas à jornada de compra do público brasileiro. Os canais com menos repasses de preço, por exemplo, passaram a atrair mais compradores, além de uma maior procura pelas marcas mais baratas, com destaque para o pequeno varejo de autosserviços, considerado o mais relevante durante o trimestre.
Além disso, o cenário de pressão inflacionária, associado à deterioração da renda, aumento do endividamento das famílias e à persistência de patamares elevados de desemprego, desacelerou as compras de abastecimento, dando espaço às compras menores, com tíquetes intermediários e diminuição no número de categorias no carrinho de compra.
FONTE: SUPERVAREJO
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok