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GOLPES CIBERNÉTICOS ATINGEM 24% DOS BRASILEIROS E TENDEM A AUMENTAR NA BLACK FRIDAY

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Mais de 100 páginas falsas são criadas diariamente no país para enganar consumidores durante o período de compras
Uma pesquisa do Instituto DataSenado revelou que 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes digitais nos últimos 12 meses. O levantamento estima que mais de 40,85 milhões de pessoas sofreram prejuízos financeiros devido a crimes cibernéticos, como clonagem de cartão, fraudes online e invasão de contas bancárias.
Com a proximidade da Black Friday, a incidência desses golpes pode crescer. Um estudo da consultoria brasileira Redbelt Security identificou que mais de 100 páginas falsas são criadas diariamente no país para enganar consumidores durante o período de compras. Segundo Eduardo Lopes, CEO da Redbelt Security, “essas páginas simulam o layout de portais de grandes redes varejistas, plataformas de viagens, entre outras, atraindo usuários despreparados”.
Entre os dias 17 de outubro e 4 de novembro, foram detectadas 1.296 novas páginas fraudulentas, sendo 533 delas registradas apenas entre 31 de outubro e 4 de novembro. Lopes alerta que “até a data da Black Friday, em 29 de novembro, o número de páginas falsas criadas diariamente pode até triplicar, considerando o aumento significativo observado nos últimos dias”.
Para evitar cair em golpes, Lopes sugere que os brasileiros adotem medidas de segurança, como verificar a URL dos sites, checar a qualidade das imagens, desconfiar de promoções milagrosas e evitar cliques em mensagens com apelo de urgência. Ele ressalta: “O próprio browser informa se o site é ou não é seguro. Além disso, é importante verificar o endereço na barra do navegador. Se não for o site oficial da loja, é sinal de phishing”, afirma.
Para alertar e tentar preparar as empresas para a Black Friday deste ano, a Visa listou as principais modalidades de fraudes online.
Phishing para fraudar autenticações: com o objetivo de contornar a autenticação de dois fatores, os criminosos virtuais estão intensificando os golpes de phishing. Utilizando mensagens de texto, e-mails ou ligações telefônicas cada vez mais convincentes, eles obtêm acesso a dados importantes dos consumidores, como números das credenciais, endereços e outros.
A Visa ressalta que apesar desses golpes estarem fortemente amparados na engenharia social, o uso de inteligência artificial generativa tem o potencial de impulsionar a capacidade de causar dano aos brasileiros, principalmente no comércio eletrônico.
Ransomware: essa modalidade de ataque é uma das mais populares e afeta tanto empresas como pessoas físicas. A mais recente edição do Visa Biannual Threats Report revelou que houve um aumento global de 24% nos ataques voltados a terceiros que fornecem serviços de nuvem, hospedagem web e outros serviços, criando a oportunidade para mais fraudes por ataque. Um único ataque a um fornecedor externo afetou cerca de 2.620 organizações e 77,2 milhões de pessoas físicas, o que coloca esses fornecedores na mira dos criminosos.
Enumeração: de acordo com a Visa, os ataques de enumeração geram perdas anuais de US$ 1,1 bilhão, e representam 10% das fraudes globais. Os cibercriminosos testam dados de pagamento em alta escala e velocidade, representando um grande risco para as contas dos consumidores. Essa modalidade continua sendo uma grande ameaça ao ecossistema de pagamentos, pois fraudes significativas ocorrem no ano seguinte a um ataque de enumeração bem-sucedido.

FONTE: 22/11/2024 – MERCADOECONSUMO

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