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PREÇOS DE ALIMENTOS DEVEM DESACELERAR, MAS INFLAÇÃO DE 2022 ACENDE ALERTA

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A inflação de alimentos e bebidas tende a desacelerar em 2023, mas os preços ainda altos devem preocupar os consumidores. Essa é a conclusão dos especialistas, diante da inflação oficial para esse ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que deve fechar 2023 em 5,36%, segundo o último relatório Focus do Banco Central. No final de 2022, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), já tinha alertado sobre essa preocupação, em especial no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda até cinco salários mínimos. De acordo com o economista Leandro Rosadas, os preços de alimentos e bebidas subiram 11,64% em 2022, com um acréscimo de 1,59% – se considerada apenas a alimentação em domicílio.
“Tivemos itens de alimentação que subiram 130,14% no acumulado em 2022, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, como é o caso da cebola. Mas outros itens também tiveram alta considerável, como foi o caso do inhame, com 62,96%, da farinha de mandioca, com 38,56%, do milho em grão, com 35,24%, e da farinha de trigo, com 31%. Leites e derivados em geral subiram 22,07%, enquanto frutas tiveram alta de 24%. Entre os motivos das altas está a guerra da Rússia com a Ucrânia, países que são responsáveis por quase 30% da exportação de cereais do planeta. A seca no Brasil prejudicou as safras, elevando os preços dos produtos”, explica Rosadas.
Ainda segundo o economista, em 2023, a provável desaceleração da economia global tende a conter a demanda por commodities e frear os preços. Somado a isso, a previsão da safra de grãos, cereais e leguminosas de 2023 tende a alcançar 293,6 milhões de toneladas no país, como indicou a estimativa divulgada no final de 2022, pelo IBGE. Mas, segundo Leandro Rosadas, a guerra entre Rússia e Ucrânia será um dos termômetros para essa desaceleração no preço dos alimentos.
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que em 2022, foi recorrente o uso de cartão de crédito para comprar alimentos; além disso, uma pesquisa da empresa Nextop mostrou que, em 2022 quase 5 milhões de itens foram abandonados nos carrinhos pelos consumidores. Entre esses itens estavam leite, óleo de soja e farinha de trigo, que apresentaram altas recorrentes em 2022.
De acordo com o relatório Consumer Insights da Kantar, o alto índice da inflação dos preços em 2022 explica as mudanças nas rotinas de compra e consumo no país. O impacto no bolso do brasileiro em 2022 levou à redução das “compras do mês”, uma única jornada a um ponto de venda para grande abastecimento, por algumas incursões ao longo do período para aquisição de poucos produtos por vez e com diversificação dos pontos de venda em busca das melhores ofertas. Mudanças na rotina de alimentação também foram registradas.
Nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021 o relatório revelou um aumento de 15% no valor despendido com bens de consumo massivo (alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal) dentro lar e um decréscimo de 1,9% em unidades, com -11% de itens comprados por ida aos pontos de venda. O brasileiro teve que racionalizar seus gastos com mais idas ao ponto de venda durante o ano, que se vê no aumento da frequência de visita do consumidor aos canais (10% em relação a 2021), um novo movimento que se mostrou em ascensão em 2022 e deve seguir em alta.
A inflação levou as famílias a subir os gastos em aproximadamente 80% em comparação com o período pré-pandemia em cestas como Commodities e Perecíveis, provocando retração no consumo de cestas mais básicas. Itens como leite UHT, farinha de trigo, leite pasteurizado, iogurte, leite fermentado e petit suisse tiveram contribuição negativa para o cenário. Em contrapartida, salgadinhos, bolos prontos, cafés solúveis, chocolates, massas tradicionais, molhos e refrigerantes, empanados, linguiças, entre outros, de menor desembolso, contribuíram positivamente.
Hoje cerca de 24% dos gastos do brasileiro com bens de consumo massivo são comprometidos com a cesta de perecíveis, e commodities representam 16%, ambas 2 pontos percentuais acima do que eram no ano móvel anterior.
Em relação aos hábitos de consumo, a volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar com o fim das restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19 levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa no período analisado, e as marmitas cresceram 12,3% no mesmo intervalo. Lanches substituíram refeições completas. No 1º semestre de 2022, ocasiões de consumo com linguiça tiveram um aumento de 21%, seguido de hambúrguer com incremento de 23% e salsicha com 27%, mostrando a tendência dessa troca. Isso mostra que para driblar a inflação, o consumidor vem fazendo escolhas para abastecer o lar e se alimentar de maneira que os gastos caibam em seu orçamento.

FONTE: 19/01/2023 – MONITORMERCANTIL

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