Estudo mensal Radar Scanntech mostra que, depois de uma aceleração da alta no início do ano, agora é percebida uma estabilização nos preços. Após o avanço em março e abril, o mês de julho deu sinais positivos na desaceleração da queda em unidades vendidas e nas altas de preço, e os valores se estabilizaram em torno de 17% no acumulado de 12 meses. “Seguem sendo altos repasses, mas pelo menos pararam de acelerar”, afirma Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech.
O arroz manteve a deflação, enquanto o café e outras commodities tiveram desaceleração das altas. No entanto, o leite segue como vilão, atingindo o ápice de 72% de aumento versus julho 2021. O mês de julho teve performance de vendas superior à média no ano (+ 12,7% ante 9,7%), sendo o mês com maior patamar de vendas.
Das principais cestas que impulsionaram o aumento de vendas de unidades, as bebidas se destacam com o maior crescimento (+3,9%) no mês de julho. A cerveja é a bebida com maior performance, com aumento de 14% no preço médio.
Enquanto o total das cestas apresentou queda nas vendas, as categorias relacionadas a praticidade, saudabilidade e indulgência cresceram em unidades e, mesmo com menores repasses de preço, impulsionam suas vendas em níveis superiores à média das demais categorias.
Refrigerante, ovos e suco pronto foram também foram destaques de crescimento em julho. Por outro lado, vinho foi na contramão, com o pior desempenho entre as top categorias analisadas.
O levantamento mostra ainda que o fluxo de pessoas nas lojas aumentou 6,6% ante o mesmo período de 2021, e as unidades vendidas por tíquetes mantiveram o nível de retração da média do ano de 9,5% antes julho de 2021, mantendo níveis de fluxo e unidades por tíquete similares ao período de pré isolamento social.
Atacarejo regional é o canal com maior retração em unidades vendidas e maior alta de preços. Impactado pela sua dinâmica de negócios mais dependente de commodities, que são as categorias que mais tem aumentado preços e retraído volumes.
Quando considerado por região, a região metropolitana de São Paulo foi destaque, acelerando crescimento de vendas no período. Nordeste também melhorou o seu desempenho, superando as regiões sul e leste.
FONTE: 26/08/2022 – SAVAREJO
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok