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ATACAREJO E SUPERMERCADO FAZEM VAREJO ALIMENTAR CRESCER 8,4% EM MAIO

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Maio teve crescimento de 8,4% em relação a maio do ano anterior (2023), considerando o cenário geral de supermercado e atacarejo, revela o Paper Alimentar feito pela Bnex.
Segundo o estudo, todos os canais cresceram no comparativo mês a mês do ano anterior, tendo o atacarejo o maior crescimento entre eles, de 9%. O canal ganha preferência do consumidor pela diminuição do preço médio, que naturalmente contribui para o aumento da quantidade de itens no carrinho. Já os supermercados apresentam crescimento apoiado no aumento do preço médio, tíquete médio e quantidade de clientes.
Ofertas e benefícios atrelados à cesta de Dia das Mães, como as flores, estimulam o crescimento do consumo dos clientes. O aumento do preço médio em canais de supermercado está associado à preferência por compras de perecíveis, como produtos de frutas, legumes e verduras (FLV), que apresentam crescimento do preço médio acima de 30% na comparação com maio de 2023. Esse aumento está relacionado à sensibilidade de mudanças climáticas que podem impactar o volume da produção desses produtos.
Já a farinha de trigo, floco de milho, macarrão de 500 g e a cerveja lata (até 550 ml) tiveram redução significativa do preço médio nesse mesmo comparativo.
Considerando a análise do preço médio em relação ao mês anterior, ou seja, abril de 2024, o arroz teve crescimento de 13,6% e o leite de 9,3%. Essa movimentação está relacionada à imprevisibilidade do consumidor em relação aos produtos devido às chuvas no Rio Grande do Sul, que impactaram a produção e a oferta nos supermercados.
De acordo com os dados divulgados pela consultoria Nielsen, no Brasil, o setor de FLV faturou 8,7 bilhões, com crescimento de 20% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao ano anterior. Seja no mercado interno ou internacional, a busca por uma alimentação mais saudável vem impulsionando toda a cadeia produtiva do setor.
Os resultados do sexto boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em junho, apontam que os principais produtos de FLV comercializados variaram os preços de acordo com oferta, procura e sazonalidade. Em maio, alface (-8,95%), cebola (-9,11%), tomate (-5,09%), banana (-24,27%), laranja (-13,33%) e mamão registraram queda de preço. Já a batata (39,94%), a cenoura (5,85%), a maçã (3,9%) e a melancia (8,1%) apresentaram alta em relação a abril. As oscilações também são reflexo das mudanças climáticas extremas.
O Brasil exportou mais de US$ 1,2 bilhão em frutas em 2023, um aumento de 26,73% em relação ao ano anterior. O volume exportado também foi ampliado, alcançando 1,06 milhão de toneladas, o que resultou em 6% de crescimento. No último ano, mangas, limões e limas, melões, uvas e melancias lideraram o segmento de produtos frescos exportados.
FONTE: 18/07/2024 – MONITORMERCANTIL

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