Cerca de 25% dos brasileiros consideram a textura tão importante quanto o sabor na escolha dos produtos
As texturas desempenham um papel fundamental no comportamento de consumo no Brasil, influenciando a escolha de alimentos tanto quanto o sabor. Cerca de 25% dos brasileiros consideram a textura tão importante quanto o sabor na escolha dos produtos, um índice superior à média global.
O estudo global, conduzido pela Ingredion com mais de 11 mil consumidores em 11 países, revelou que os brasileiros estão entre os mais atentos às experiências sensoriais, valorizando a textura como um fator determinante na decisão de compra.
“A textura, antes vista como um detalhe, passou a ser um fator essencial na decisão de compra — tanto que 89% dos brasileiros afirmam estar altamente propensos a recomendar seu alimento favorito com base na textura, o maior percentual entre todos os países do estudo. Esse aspecto influencia a preferência por produtos que oferecem combinações diferenciadas, com um sensorial marcante e inesquecível”, afirma Luis Miguel Garzon, presidente da Ingredion no Brasil.
Esse cenário abre novas oportunidades para a indústria de ingredientes e para o setor de alimentos e bebidas, que buscam atender a essas preferências por meio de produtos industrializados que entreguem experiências diferenciadas, como bolos mais fofinhos, iogurtes mais cremosos e biscoitos mais crocantes.
Além disso, 65% dos consumidores preferem alimentos com múltiplas texturas, como produtos crocantes por fora e cremosos por dentro, enquanto 66% estão dispostos a experimentar novas texturas.
“Esse comportamento reflete uma busca crescente por alimentos que vão além do sabor e proporcionam uma experiência completa, tornando a inovação em texturas um caminho essencial para atender às expectativas, garantir a recompra e se destacar em um mercado cada vez mais atento às novas demandas dos consumidores”, completa Garzon.
Texturas preferidas dos brasileiros
O levantamento também identificou que os brasileiros têm preferência por texturas cremosas, crocantes e macias, especialmente em categorias como iogurtes, panificação, sorvetes e molhos.
Por outro lado, texturas pegajosas, gordurosas e muito oleosas estão entre as menos apreciadas. Cinco em cada dez consumidores no Brasil afirmam evitar alimentos com texturas que não agradam, reforçando a importância de compreender as preferências e aversões sensoriais na hora de inovar em produtos.
Mais de 70% dos consumidores brasileiros concordam que a textura impacta diretamente sua satisfação com um produto, evidenciando a importância de a indústria de ingredientes, alimentos e bebidas direcionar esforços para desenvolver soluções que atendam a essa demanda.
FONTE: 07/07/2025 – MERCADOECONSUMO
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok