Se você opera um negócio de e-commerce e está procurando estratégias para dimensionar seu sortimento, pode estar se perguntando: “qual é a diferença entre dropship e marketplace?”
Vamos começar pelas semelhanças. Tanto no caso do drop shipping quanto no marketplace, uma empresa venderá produtos online sem precisar mantê-los em estoque porque o produto é enviado diretamente pelo fornecedor em nome do comerciante. Ambos ajudam a monetizar o tráfego de e-commerce existente e reduzir os custos de capital de giro.
Mas, embora os termos sejam frequentemente usados como sinônimos, existem distinções importantes entre drop shipping e marketplace. Em sua forma mais básica, as maiores diferenças entre drop shipping e marketplace são o vendedor de registro e quem define o preço: Em um modelo de drop shipping, o comerciante é o vendedor de registro e define o preço, enquanto no modelo de marketplace o fornecedor é o vendedor de registro e define o preço.
Continue lendo para saber mais sobre cada modelo, entender as principais diferenças entre eles e ver como o drop shipping e o marketplace podem trabalhar juntos para otimizar seu sortimento e lucratividade.
O que é drop shipping e como funciona?
Drop shipping é um método de atendimento de e-commerce no qual uma empresa não armazena em seu depósito os produtos que vende. Em vez disso, quando o comerciante vende o produto, ele faz uma compra “just in time” de seu fornecedor, e o fornecedor envia o produto diretamente ao cliente.
Com o drop shipping, o comerciante nunca assume a propriedade física das mercadorias e não precisa comprar um produto até que ele já tenha sido vendido a um cliente. No entanto, ele ainda é o vendedor de registro, o que significa que ainda controla o preço de varejo e a margem, promoções e atendimento ao cliente. O drop shipping oferece mais controle sobre o portfólio e reduz o capital de giro.
O drop shipping é mais comumente visto com categorias de produtos em que o comerciante deseja reduzir o custo de gerenciamento de estoque, especialmente para itens volumosos, como móveis, que não se encaixam nos recursos de atendimento existentes da empresa. Ele também se aplica a produtos para os quais as equipes de compras podem negociar descontos maiores, se comprometendo com um relacionamento de envio direto versus o marketplace.
Benefícios do drop shipping
Ao mitigar o risco de estoque, otimizar o fluxo de caixa e reduzir a necessidade de aumentar a capacidade do armazém ou da equipe, as empresas que usam o drop shipping se beneficiam de uma lucratividade aprimorada em comparação com a abordagem tradicional de atacado. Elas também alcançam os seguintes benefícios:
• Controle da marca: Em um modelo de drop shipping, o forndecedor é invisível para o cliente final e o merchandising e a promoção são totalmente gerenciados pelo comerciante.
• Controle de preços e margens: Com o drop shipping, o comerciante ainda define o preço final de venda e controla a margem, o que mantém a contabilidade de vendas alinhada com o estoque próprio.
• Devoluções e atendimento ao cliente: Desde chamadas de serviço e até o gerenciamento de devoluções, o lojista continua sendo a primeira linha de suporte.
O que são marketplaces e como eles funcionam?
Em um marketplace online, os vendedores terceirizados vendem diretamente aos clientes finais por meio do site de e-commerce existente de um comerciante. Quando uma venda é feita, enquanto o comerciante facilita a troca, o fornecedor terceirizado e o comprador fazem um acordo diretamente.
Com um marketplace, o fornecedor é o vendedor de registro, o que significa que o fornecedor terceirizado define o preço de varejo e fornece atendimento ao cliente. O comerciante permite que parceiros terceirizados de confiança vendam produtos diretamente ao lado de seu próprio sortimento, usando seu site para conectar compradores com vendedores. Ao contrário do drop shipping, em um marketplace, tudo isso é transparente para o comprador.
Os marketplaces geralmente são mais escaláveis do que o drop shipping, porque o comerciante consegue descarregar grande parte da integração, gerenciamento de catálogo e atendimento ao cliente em sua rede confiável e pré-aprovada de fornecedores terceirizados. Além disso, devido à maior transparência de preços proporcionada pelos marketplaces e à oportunidade de os vendedores terceirizados competirem entre si, os clientes se beneficiam de melhores preços e frete mais favorável, além de um sortimento mais amplo.
Esse modelo é mais comumente usado para aumentar o sortimento em categorias novas e complementares, tanto para testar e aprender o apelo do mercado quanto para aumentar o long-tail. No entanto, mais e mais comerciantes também estão optando por introduzir categorias principais em seus marketplaces corporativos para reduzir o risco de perda de vendas devido a produtos fora de estoque.
Benefícios do modelo de marketplace
As organizações lançam marketplaces para aumentar a receita por meio de um sortimento mais amplo, melhorar o engajamento de compradores e vendedores e aumentar a eficiência operacional, delegando mais atividades a fornecedores terceirizados, resultando em melhor lucratividade geral.
Maior velocidade: Entre rapidamente em categorias com uma criação de conta de vendedor mais eficiente que não requer o mesmo processo de alto contato como o drop shipping, integração de catálogo mais rápida e atualizações de inventário perfeitas.
Escala aumentada: Expanda o sortimento e aumente a capacidade operacional transferindo mais responsabilidades para vendedores terceirizados.
Agilidade aprimorada: Adapte sua variedade e preços para atender às necessidades de seus clientes, selecionando continuamente uma seleção sob demanda de ofertas de fornecedores confiáveis, exclusivos e alinhados à marca.
Como combinar o drop shipping com o marketplace em uma única estratégia de e-commerce
Agora, você pode estar pensando “As duas parecem boas opções que atendem a diferentes necessidades do meu negócio”. E você estaria correto. Tanto o dropship quanto o marketplace são mecanismos importantes para extensão de alcance e expansão de sortimento. Felizmente, com a tecnologia certa, você não precisa escolher entre os dois. Com a Mirakl, você pode ter o melhor dos dois mundos com um modelo híbrido – um que combina marketplace e drop shipping.
Ao combinar operações de marketplace e drop shipping em uma única plataforma, você pode fazer mais negócios com fornecedores existentes por meio de drop ship, enquanto se expande para novas categorias com novos vendedores terceirizados com um marketplace. O resultado? Operações de drop shipping mais escaláveis, com menos esforço manual e integração de fornecedores mais escalável, além da agilidade e lucratividade do marketplace para testar e aprender em novas categorias, melhorar a lucratividade do long tail e eliminar a falta de estoque.
Veja como a Aniel, o primeiro marketplace automotivo B2B na França, planeja usar essa abordagem híbrida para expandir seus negócios.
A Aniel já havia visto um tremendo crescimento após o lançamento de seu marketplace, adicionando mais de 65 milhões de ofertas ao seu marketplace nos primeiros três anos após o lançamento.
Mas, enquanto a equipe da Aniel procurava se expandir para um novo conjunto de categorias de produtos estratégicos, eles enfrentaram dois obstáculos. Primeiro, a Aniel não conseguia atrair o grupo específico de fornecedores que vendiam esses produtos porque eles preferiam operar no modelo de drop shipping. Em segundo lugar, por razões competitivas, a Aniel precisava manter o controle sobre os preços nessas categorias selecionadas.
O marketplace híbrido e a plataforma de envio direto serão a solução ideal: eles manterão a velocidade, dimensionamento e agilidade a que se acostumaram com seu marketplace, apelando para esses fornecedores e mantendo o controle necessário por meio do drop shipping.
Então, o que se tira disso?O dropship e o marketplace têm muito em comum e ambos suportam um modelo de inventário leve, removendo barreiras ao lucro e ao dimensionamento. A maior diferença: O drop shipping e o marketplace simplesmente não atendem às mesmas necessidades fundamentais de negócios.
O drop shipping é ideal para:
• Manter o controle sobre o preço e a margem para categorias principais existentes
• Reduzir o custo de gerenciamento de itens em categorias principais
• Atender às necessidades dos principais fornecedores que não podem ou não querem dar suporte direto às transações do cliente, com maior lucratividade
Em comparação, o modelo de marketplace é mais ágil e escalável, ideal para empresas que precisam:
• Responder mais rápido às necessidades do cliente
• Testar novas categorias de produtos ou gerar preços melhores
• Aumentar a eficiência operacional transferindo mais responsabilidade para vendedores terceirizados.
FONTE: 26/08/2022 – ECOMMERCEBRASIL
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