Baixe o AplicativoBaixe o App

(43) 3274-8000Tel.

Catálogos

Compra Food ServiceCompras

HOME
INSTITUCIONAL
DISTRIBUIÇÃO
FOOD SERVICE
INDÚSTRIA
AGRO
BLOG
CONTATO

EMPRESAS APOSTAM EM NOVAS ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR TRABALHADORES NA BLACK FRIDAY

Blog


Amazon, Mercado Livre, Shopee e Frango Assado estão entre as companhias que ampliam contratações para a temporada
Contratar hoje está difícil. É o que dizem diversos executivos, não só do varejo, mas também de outros setores de consumo e serviços. Entre as justificativas, há quem defenda que as novas gerações têm maior poder de escolha, mas também há quem diga que elas simplesmente não querem trabalhar. Com a chegada do fim do ano e o aumento da demanda em datas como a Black Friday e o Natal, a captação de mão de obra se torna ainda mais urgente. Mas como as empresas buscam se diferenciar para que o trabalhador as escolha?
Grandes companhias que atuam no varejo estão com vagas abertas para reforçar suas equipes nesta temporada. A Amazon abriu mais de 13 mil vagas para a Black Friday; a Centauro, mais de mil; a Shopee, mais de 10 mil para o período de fim de ano; e o Frango Assado, rede de restaurantes de rodovias do grupo IMC, anunciou cerca de 200 contratações.
De acordo com a diretora de RH da IMC, Fernanda Fernandes, para se diferenciar das demais companhias em um período com milhares de oportunidades disponíveis, o Frango Assado oferece aos trabalhadores uma trilha de carreira voltada ao crescimento interno, remuneração variável atrativa e um ambiente de trabalho acolhedor, com forte senso de engajamento e pertencimento.
“Esses diferenciais fazem com que muitos profissionais escolham construir uma trajetória conosco, mesmo em um mercado mais competitivo”, acrescenta Fernanda.
O Mercado Livre também é uma dessas empresas que estão buscando reforço para a Black Friday e o Natal. A companhia abriu cerca de 20 mil vagas entre posições permanentes e temporárias para atender ao aumento da demanda no período, com oportunidades distribuídas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, sendo uma oportunidade de ingresso para jovens no mercado de trabalho.
“As vagas estão concentradas principalmente na operação logística dos centros de distribuição do Mercado Livre. Estamos constantemente revisando nossa estratégia para a expansão da nossa operação de forma responsável e pensando em nossa visão a longo prazo”, explica Patricia Monteiro de Araujo, diretora de People do Mercado Livre Brasil.
Segundo Távira Magalhães, diretora de RH (CHRO) da Sólides, HR tech que desenvolve soluções para recursos humanos e departamento pessoal, fatores como flexibilidade de horários, remuneração justa e ambiente de trabalho saudável têm um peso significativo na decisão dos candidatos atualmente.
“O benefício imediato ainda é importante, mas o trabalhador também considera a possibilidade de aprendizado, networking e até de efetivação. Outro aspecto que se destaca é a reputação da empresa e o modo como ela trata seus temporários”, afirma.
A executiva explica que os profissionais estão cada vez mais atentos a práticas de gestão que valorizam o colaborador e reconhecem seu esforço, tornando a experiência durante o contrato um fator decisivo.
“Empresas que oferecem um bom acolhimento e comunicação clara tendem a se diferenciar e conquistar esses talentos, mesmo em um mercado altamente competitivo”, acrescenta.
Por que está tão difícil contratar?
Mesmo com tantas oportunidades e com as empresas oferecendo benefícios para se diferenciar, por que ainda está tão difícil contratar?
Távira Magalhães explica que hoje em dia os profissionais, principalmente os mais jovens, valorizam muito mais aspectos como propósito, flexibilidade e ambiente de trabalho, exigindo das empresas uma comunicação mais transparente e atrativa sobre sua cultura e diferenciais.
“As organizações que conseguem alinhar seus processos seletivos à experiência do candidato, oferecendo interações mais humanas e dinâmicas, tendem a atrair mais talentos”, acrescenta.
Quando se trata de contratações sazonais, como no período de Black Friday e Natal, Távira afirma que as empresas precisam adaptar seu discurso para mostrar o valor daquela oportunidade. “Seja como porta de entrada para efetivação, seja como uma chance de desenvolvimento e aprendizado”, ressalta.
Desafios enfrentados pelas empresas
Entre os desafios enfrentados pelas empresas na hora de contratar está manter a qualidade do processo seletivo, mesmo com a urgência na ocupação das vagas, como no período do fim de ano. Essas contratações em grande volume exigem um alto nível de organização e agilidade das companhias, de acordo com Távira.
“É fundamental contar com a tecnologia para automatizar etapas e otimizar o tempo dos recrutadores, garantindo que o processo seja rápido sem perder a assertividade. Outro ponto importante é a atratividade das vagas”, salienta.
Ela esclarece que, mesmo com o número alto de candidatos disponíveis, muitas empresas enfrentam dificuldades para se destacar e engajar talentos, principalmente quando as ofertas de benefícios, cultura organizacional e condições de trabalho não são claras ou competitivas.
Escala 5×2
Assunto bastante debatido hoje em dia, a escala 6×1 já começou a ser abolida por algumas empresas. A varejista sueca de moda H&M chegou recentemente ao Brasil e, em sua estreia, já implementou a escala 5×2 em suas operações, na qual o colaborador trabalha cinco dias e tem dois dias de folga.
Mas não foi só ela. As Drogarias Pacheco e São Paulo, do Grupo DPSP, também aboliram o modelo 6×1 e agora todas as suas unidades operam na escala 5×2. A Chilli Beans adotou o mesmo formato em 280 de suas 1,4 mil lojas e, de acordo com o fundador da marca, isso resultou em aumento nas vendas, com atendimentos feitos com maior qualidade.

FONTE: 10/10/2025 – MERCADOECONSUMO

Tag(s):

 

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok