As transformações da comunicação diante do advento tecnológico e o uso de ferramentas de Inteligência Artificial Por Enio Campoi
Um mercado dinâmico, pulsante e transformador. Essas três características impulsionam as agências de comunicação a antecipar tendências para oferecer soluções inovadoras às empresas, entidades e instituições, levando a mensagem assertiva para os públicos de interesse.
Da máquina de escrever ao notebook e tablets, dos telefones com fio aos smartphones, do fax e telex ao e-mail e Whatsapp, da fotos impressas enviadas pelo correio às redes sociais. Todas essas mudanças, que marcaram as agências com mais de três décadas de atuação, foram fundamentais para o crescimento sustentável do nosso mercado.
Entretanto, o avanço da digitalização, nos últimos cinco anos, tem ofertado ferramentas para elevar o patamar de produtividade e eficiência das agências. Em 2024, o uso da inteligência artificial se consolidou em escritórios de Relações Públicas no Hemisfério Norte e seu uso tem sido cada vez mais frequente em agências no Brasil.
A combinação da Inteligência Artificial (IA) com a inteligência humana tem contribuído para aprimorar as métricas de dados e as avaliações das estratégias e dos resultados, para automatizar tarefas e para aumentar a eficiência no gerenciamento dos clientes. A criação de conteúdo é outra área que se beneficia com a IA.
A pesquisa Davis+Gilbert 2024 Public Relations Industry Trends Report, promovida pelo escritório de advocacia Davis+Gilbert, com 188 agências de RP, sendo 73% da América do Norte, mostra que 69% das empresas usam IA para criação de conteúdo escrito – uma alta de 24% ante a pesquisa anterior. Os escritórios de grande porte usam a IA para análise de dados e criação de conteúdo visual, enquanto as empresas menores e médias aplicam a tecnologia para formação de ideias e criação de conteúdo escrito.
Outro destaque reportado pelo estudo foi a continuidade nas fusões e aquisições entre as agências de RP na América Norte, especialmente. Mas, no Brasil, esse movimento também é frequente, com empresas de mesmo porte realizando fusões e agências sendo adquiridas por grandes conglomerados brasileiros ou internacionais. Essa estratégia tem contribuído para a manutenção da competitividade das empresas, mas também para aumentar a eficiência, com a entrega de soluções feitas sob medida para os clientes.
Nesse sentido, a oferta de uma comunicação integrada continuará a ser tendência nos próximos anos. Reunir no portfólio os serviços de mídia digital e social, branding, criação de conteúdo, relacionamento com a imprensa, parcerias com influenciadores, comunicação interna e análise de dados pode ser uma estratégia essencial nos dias atuais.
A certeza é que seguir na vanguarda da adoção de novas tecnologias é primordial, afinal não podemos prever até onde a comunicação pode chegar. Contudo, é preciso lembrar que os públicos de interesse são formados por pessoas que anseiam por interações e mensagens autênticas e confiáveis, que reflitam a essência de cada instituição. Portanto, uma narrativa simples e contundente pode fazer toda a diferença.
FONTE: 30/05/2025 – MONITORMERCANTIL
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