É proprietário de restaurante e quer começar 2021 da melhor forma possível? Então, como ainda estamos enfrentando os desafios decorrentes da pandemia de Covid-19, nós da Rede Food Service separamos valiosas dicas para você sobre como promover a prevenção da sua equipe dentro do seu estabelecimento de alimentação fora do lar.
As recomendações são de Alan de Carvalho, advogado do Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e região (Sinthoresp). “Nesse momento, a tarefa primordial dos sindicatos voltados a esse segmento é se preocupar com aquilo que há de mais importante: a saúde de cada um. Para isso, o primeiro passo é promover a conscientização de que o próprio funcionário é o principal agente no combate à disseminação da doença. Por mais que a obrigação de oferecer um ambiente de trabalho seguro seja do empregador, se o empregado não estiver ciente de que ele deve usar máscara corretamente, lavar as mãos e respeitar as regras de distanciamento, ele mesmo se coloca em risco. A observância dessas normas permite a manutenção de um ambiente seguro e a diminuição dos índices de contaminação do vírus. Mas, é preciso ir além. Por isso, elenquei sete dicas para ajudar na contenção da doença”, ressalta
Dica 1
Uso de uniformes: o protocolo sugere que o trabalhador não utilize o uniforme no seu trajeto, apenas no ambiente de trabalho. Ao fim do seu expediente, ele deve colocá-lo num saco plástico para isolá-lo. É muito importante que as empresas adotem mecanismos nos próprios vestiários para possibilitar que o trabalhador possa fazer essa troca de maneira segura.
Dica 2
Equipamentos de proteção: a empresa que adotar a máscara de pano, deve fornecer ao trabalhador, no mínimo, cinco máscaras, que devem ser higienizadas pelo próprio trabalhador. Caso a empresa forneça máscaras descartáveis, ela deve fornecer pelo menos três máscaras ao dia. Bares e restaurantes também devem fornecer face shields e luvas descartáveis.
Dica 3
Manutenção do ar condicionado: os estabelecimentos devem manter portas e janelas abertas, permitindo a circulação do ar. Quando a empresa faz a utilização de ar condicionado, ela deverá obedecer à legislação vigente, realizando a higienização regular, feita por profissionais especializados, e registrando esses cuidados para que sejam apresentados ao em caso de fiscalização.
Dica 4
Preparo de comidas e delivery: toda vez que o trabalhador tiver contato com um alimento, antes ou depois do preparo, ele deverá ter lavado as mãos com sabão ou utilizado álcool 70%. Em delivery, o protocolo incentiva que o cliente e o trabalhador tenham o mínimo de contato possível e que ambos façam o uso de máscaras.
Dica 5
Grupo de risco: o protocolo indica que os trabalhadores pertencentes ao grupo de risco, por terem idade acima de 60 anos ou outras cormobidades, deverão receber especial atenção e cuidados das equipes médicas. A sugestão do sindicato é que a empresa entre em um acordo com o trabalhador para a manutenção do emprego sem prejuízo à vida. Vale reforçar que os trabalhadores do grupo de risco que precisem retornar ao trabalho devem ser ainda mais cuidadosos com relação a sua própria proteção, exigindo também que o seu empregador adote as medidas de segurança.
Dica 6
Aparição de sintomas: todo trabalhador que apresentar sintomas de gripe deve ser afastado imediatamente e fazer o teste PCR entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas. Dando positivo, deve permanecer em isolamento por 14 dias. O trabalhador só poderá retornar às atividades com o fim dos sintomas ou com o resultado negativo do teste. O protocolo também determina mecanismos diários de controle, como que todos os funcionários e clientes meçam a temperatura ao adentrar o estabelecimento. Além disso, é indicado que os estabelecimentos financiem a vacinação para todos os trabalhadores contra a H1N1.
Dica 7
Fiscalização: é importante também que o empregado esteja sempre atento quanto aos seus direitos. Em caso de irregularidades, ele pode contar com o sindicato da categoria, fazendo denúncias anônimas, por exemplo. O Sindicato está à disposição do trabalhador para que ele possa contar com um mecanismo de suporte e tomar as medidas cabíveis, visando exigir a fiscalização.
Fonte: REDEFOODSERVICE
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